Pio XI Endossa a Revolução Litúrgica
Por Dr.ª Carol Byrne, Grã-Bretanha
Nos anos anteriores a 1928, quando foi emitida a Constituição Apostólica Divini Cultus por Pio XI, já se notava um movimento subterrâneo — mas cada vez mais ruidoso — empurrando a liturgia rumo a uma “participação ativa” dos fiéis. No artigo anterior (Pio XI vs. São Pio X na participação litúrgica), abordamos as tensões entre a visão contemplativa e hierárquica de São Pio X e o projeto participativo e vocal defendido por Pio XI. Este artigo retoma o fio da meada, voltando um pouco no tempo para investigar de onde veio o impulso original para esse novo protagonismo litúrgico do povo:
- Os
bispos americanos, que o promoveram por décadas antes do início oficial do
Movimento Litúrgico de Dom Lambert Beauduin [1];
- A
revista Orate Fratres, de Virgil Michel, fundada em 1927 para
promover os objetivos de Beauduin de “participação ativa” na
liturgia;
- Bispos
e abades beneditinos da França, Alemanha e Bélgica, que já permitiam
várias formas de participação ativa na liturgia;
- Congressos,
sociedades e publicações musicais empenhados em profissionalizar o canto
litúrgico;
- E,
de forma notável, o trabalho de Justine Ward, uma rica benfeitora da
Igreja, que organizou o Congresso Internacional de Canto Gregoriano de
1920 na Catedral de São Patrício, em Nova York.
Se arranharmos a superfície do Divini Cultus, veremos
uma revolução silenciosa abrindo caminho para o envolvimento popular na
liturgia. O documento também revela um crescente desprezo pelas normas impostas
por Pio X às mulheres nos coros, especialmente entre os bispos americanos (os
chamados Americanistas), liderados pelo Cardeal James Gibbons,[5] que já em
1904 se recusara a implementar a proibição de Pio X.[6]
Um golpe feminista?
O elemento realmente revolucionário do Divini Cultus
é a promoção das mulheres cantoras de textos litúrgicos por iniciativa do
próprio Papa Pio XI. Como vimos, ele já havia aprovado o trabalho de Justine
Ward, contrariando a proibição imposta por seu predecessor.
Isso significava, não apenas permitir a presença feminina em
funções litúrgicas, mas também promover a formação de coros femininos. Foi uma
concessão evidente aos bispos americanos. Como era de se esperar, tal decisão
gerou divisões: muitos bispos se alinharam com Pio XI contra as determinações
de Pio X — e levaram os fiéis a fazer o mesmo.
A participação silenciosa vira tabu
No universo do Novus Ordo, tornou-se dogma que a
participação silenciosa na liturgia deve ser evitada a todo custo. Mas essa
ideia não nasceu com Pio X.
“Não acontecerá mais que as pessoas não respondam de forma
alguma às orações públicas — seja na linguagem da Liturgia ou no vernáculo —
ou, na melhor das hipóteses, pronunciem as respostas de maneira baixa e
moderada.”[8]
Essa ênfase revela uma tendência preocupante ao externalismo
e à intolerância. Não se pode afirmar que só o canto vocal promove a verdadeira
participação na Música Sacra. Nem tampouco que mais decibéis nos bancos
significam maior envolvimento espiritual. Pio X, com sua sobriedade, nunca
afirmou tal coisa.
“Espectadores distantes e silenciosos”
A raiz dessas ideias pode ser traçada até as teorias mal
formuladas de Beauduin sobre “participação ativa”. Pio XI seguiu esse caminho,
dando respaldo a uma visão que marginalizava católicos que preferiam orar em
silêncio durante a Missa — chamados por ele de “espectadores distantes e
silenciosos”.
A escolha das palavras do Papa é mais reveladora do que ele
talvez pretendia: ecoam os termos exatos usados por Beauduin para justificar
sua revolução litúrgica.[9]
Essas palavras expõem um desprezo pela distinção vital entre
o silêncio reverente e o distanciamento espiritual. No Divini Cultus,
ambos são amalgamados e estigmatizados como sinais de passividade, o que acabou
alimentando uma espécie de perseguição aos fiéis silenciosos. Doravante, seriam
entregues aos leões litúrgicos: perseguidos, ridicularizados, repreendidos,
bajulados, postos sob suspeita, denunciados e levados a sentir-se culpados por
não cantar ou gritar durante a Missa.
Pio XII, como veremos no próximo artigo, não seguiu Pio X —
mas sim Pio XI — nesse mesmo caminho revolucionário.
Continua
- No
Terceiro Conselho Plenário de Baltimore (1884), eles exigiram que “a maior
parte, pelo menos, dos fiéis aprendesse a cantar com o clero e o coro no
serviço de Vésperas e coisas semelhantes.” (Acta et Decreti Concilii
Plenarii Baltimorensis, Baltimore, John Murphy and Co., 1886, no.
119).
- Pierre Combe, Justine
Ward and Solesmes, The Catholic University of America Press,
1992, p. 5.
- Ibid.,
p. 95.
- Ibid.,
p. 396.
- O
Arcebispo (mais tarde Cardeal) James Gibbons, que presidiu o Terceiro
Conselho Plenário de Baltimore, foi um promotor entusiástico do canto
congregacional e escreveu extensivamente sobre seus alegados benefícios
em O Embaixador de Cristo, Baltimore, J. Murphy and Co.,
1896, pp. 354-5.
- New
York Times, 12 May 1904.
- Pio
XI, Divini Cultus de 20 de dezembro de 1928.
- Ibid.
- L. Beauduin, Questions Liturgiques et Paroissiales, Abadia de Mont César, Louvain, 1922, pp. 50 and 52.